O jogo é baseado na série de livros de mesmo nome do autor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher se passa em um mundo de fantasias medieval e segue com a história de Geralt de Rivia, um dos bruxos (witchers) restantes, um viajante caçador de monstros de aluguel, presenteado com poderes sobrenaturais.
O jogo utiliza a engine Aurora, propriedade da BioWare
35 vezes maior que a versão anterior, "20% maior do que Skyrim" e é realmente um mundo aberto. Em Witcher 2, ao decorrer da história, eventos aconteciam em cidades diferentes e não era possível voltar para fazer alguma side-quest ou buscar alguns itens. A liberdade dessa nova versão, por isso, acaba sendo muito superior, podendo fazer fast-travel entre diversos pontos do mapa e, ainda, negociar itens em diversas cidades, cujos valores mudam muito de item pra item. A questão, entretanto, não é fazer Geralt virar um mercador, mas apenas um meio mais realista para se ganhar mais dinheiro ao adquirir novos items.
Para atravessar este vasto cenário, será preciso cavalgar entre 30 e 40 minutos. Outras opções de transporte incluem caminhar, usar barcos e claro, 'viagens rápidas' entre pontos já visitados. De acordo com a revista Game Informer, Geralt poderá passear por todo o mundo do jogo sem ser interrompido por telas de 'loading'.
O mapa será pontuado por diversos locais para visitar, como cidades, cavernas, ruínas e assim por diante. Certas vilas terão seus próprios minigames para entreter o jogador, como arremesso de facas, por exemplo, que rendem recompensas para o jogador.
Geralt terá várias missões paralelas para cumprir: são previstas cerca de 100 horas em aventuras, além de atividades paralelas como criação de itens, caça à recompensas e batalhas contra monstros diversos.
Outros monstros acabaram ganhando o status de uma side-quest, sendo chamados de épicos, onde é necessário investigar ataques ou saber se eles usam algum humano como base de energia. Esses inimigos exigem outras ações, como destruir altares e eliminar esse humano que ele drena energia.
The Witcher é uma excelente série de RPG/HORROR que vem mostrando jogos no nível de empresas como Bioware e Bethesda. O terceiro jogo já mostra uma bela evolução, comparado ao segundo título, e resolve diversos problemas como o mapa que mais atrapalhava que ajudava. O jogo seria lançado em 2014, porem os desenvolvedores do game resolveram lançar ele em 2015.






