
Os desenvolvedores de DayZ estão em processo de movê-lo para uma nova engine, e também estão corrigindo algumas coisas e erros da versão alpha atual.
Durante um AMA (me pergunte qualquer coisa) via Reddit, o desenvolvedor principal do jogo, Dean Hall declarou:
"Eu acho que a grande novidade que estamos anunciando durante a E3, é que nós estamos, na verdade mudando para uma novo engine"
A nova engine do jogo se chama Enfusion e sua principal característica é que ela permite ao desenvolvedores trabalharem com DirectX 10 e 11, permitindo a eles criarem uma iluminação dinâmica, o que significa que a luz das lanternas não atravessarão mais as paredes, o que também possibilita sombras dinâmicas e coisas desse tipo.
O produtor Brian Hicks declarou que a mudança não é tão dramática assim.
"Quando começamos a desenvolver DayZ - pegamos a fonte da engine RV existente - Ao longo dos últimos meses fizemos uma extensa limpeza e criamos novas funcionalidades para a engine. Enquanto ao mesmo tempo removíamos grandes quantidades de coisas ou a re-escrevíamos por inteiro. As mudanças ditas por Hall trazem consigo grandes saltos futuros nesse trabalho e com essas mudanças muito mais coisas virão ao longo do desenvolvimento. Estamos começando a se aproximar de um ponto onde a engine de DayZ não é mais reconhecível como uma engine RV, e por causa disso e também pelo enorme trabalho que tivemos, agora ela é conhecida por um nome próprio, Enfusion"
Segundo Hall a tecnologia existente está sendo definitivamente alavancada, graças ao estúdio Bohemia que tem disponibilizado as tecnologias necessárias para eles misturarem dentro da engine, reescrevendo o material novo a partir do zero para que tudo corra bem.
Também foi dito que a próxima implementação, os servidores de 64 bits, foi um sucesso durante os testes internos. A grande vantagem disso, é que agora eles tem a possibilidade de lidar com os problemas de desempenho - podem triplicar o número de itens no spawn - triplicar o número de zumbis e animais. Além disso, eles confirmaram a adição de vários sistemas planejados, incluindo drogas, álcool e física baseada na criação de barricadas.