A história do jogo não é exatamente a mesma retratada nos filmes da saga do cinema. Entretanto, o game é protagonizado por Amanda Ripley, que é a filha de Ellen Ripley, a protagonista da primeira película.
Portanto, o enredo do jogo pode ser situado nos 60 anos de hiato que acontecem entre os filmes “Alien: O 8º Passageiro” (de Ridley Scott) e “Aliens, O Resgate” (de James Cameron).
“Nesses 60 anos em que a nave esteve perdida no espaço, será que ninguém nunca foi atrás dela para saber o que é que aconteceu? Mas é claro que sim!”, diz Clive Lindop, principal designer do game, que complementa: “Ainda temos que acrescentar o aspecto humano ao contexto, que coloca a filha de Ripley no comando. Afinal, ela é uma menina e certamente está desesperada para saber o que houve”.
Você já imaginou como isso seria perigoso na realidade?
A intenção dos produtores da desenvolvedora era voltar aos primórdios da saga para recomeçar a partir de um viés pessoal. Isso, de acordo com Jonathan Court, produtor sênior do título, significa um retorno ao clima de suspense contido na mansão mal-assombrada em pleno espaço sideral, que era transmitido na primeira vez em que tivemos contato com o famoso alienígena dos cinemas.
O foco do game é “um contra um”. Em outras palavras, você precisará sobreviver absolutamente o tempo inteiro. E para isso não espere encontrar um número massivo de armas ou tampouco objetos capazes de dizimar hordas inteiras de alienígenas. É preciso se dar por satisfeito com pouco armamento e com um número reduzidíssimo de munição.
Divulgação/CreativeAssemblyFonte: Divulgação/CreativeAssembly Assim, quando você entrar em contato com a criatura de sangue ácido, sua primeira ação será a de se esconder pelas colunas da nave ou em qualquer lugar que seja possível. Sair atirando ou enfrentar o seu perseguidor será a sua última atitude, visto que o resultado final certamente favorecerá o seu agressor.
Lo-fi: a retrotecnologia
Além disso, em termos de design e de adaptação ao período histórico no qual o título se passa, os produtores resolveram descartar quaisquer tecnologias surgidas depois de 1979. Portanto, espere encontrar interfaces simulando a aparência de tocadores de fitas VHS e muita distorção nas imagens. Isso também vai ter reflexos nos puzzles e mini games presentes na jogatina.
Então, se somarmos a falta de combatividade da protagonista com uma escassez de recursos tecnológicos (até mesmo quase “mágicos”, como ocorre comumente nos jogos de tiros), podemos entender qual será o principal armamento de Amanda: um scanner de movimento. Esse dispositivo serve justamente para que você não seja surpreendido pela criatura inimiga e possa bolar diferentes estratégias de movimentação silenciosa.
Divulgação/CreativeAssemblyFonte: Divulgação/CreativeAssembly Ao que parece, até mesmo uma forte respiração mais ofegante é o suficiente para que os aliens descubram sua localização e acabem eliminando sua existência — e aqui temos justamente um dos elementos que mais marcou época no filme de Ridley
Scott, no final dos anos 70, criando uma sensação muito íntima com o funcionamento de toda a saga. Então, se você pretende jogar Alien: Isolation, que tal conferir antes os dois primeiros filmes da franquia?
Use seu próprio instinto
A dinâmica de jogatina em Alien: Isolation requer que os gamers façam uso de seus próprios instintos.
Desde a noção de localização geográfica espacial dentro da nave até como encontrar o caminho sem chamar a atenção das criaturas assassinas, tudo vai depender de sua própria competência.
E essa aparente alta exigência logicamente vai abraçar com força a velocidade com a qual os gamers conseguem formular saídas e tomar decisões. Quanto mais rápido isso acontecer, maior será sua chance de sobrevivência. Ainda segundo Court, as pesadas animações que foram construídas para serem exibidas devem contribuir para o sentimento contínuo de terror sentido pelos protagonistas da trama.
Divulgação/CreativeAssemblyFonte: Divulgação/CreativeAssembly Enfim, para dar uma ideia bem mais concreta sobre o que estamos falando, vale dizer que quem jogou Amnesia: The Dark Descent estará muito bem familiarizado com o tipo de jogatina de Alien: Isolation.
Quando?
Alien: Isolation tem previsão de lançamento para o outono deste ano no Hemisfério Norte, ou seja, em meados de outubro. A novidade deve agraciar donos de PlayStation 3, Xbox 360, PC e dos consoles da nova geração (PlaStation 4 e Xbox One). Será que agora vai?
fonte:bj
