
A mecânica de poder correr livremente em Dying Light não será limitada apenas em saltar sobre os telhados dos vários edifícios do jogo ou subir seus exteriores. A Techland com o seu próximo título de zumbi quer que os jogadores andem pelo mapa na maneira que desejarem.
Essa mecânica de Dying Light está tão avançada graças à chegada dos consoles da próxima geração, sendo que o objetivo do desenvolvedor era criar um jogo que permitisse aos jogadores ir em qualquer lugar que desejassem e que fossem capazes de tomar qualquer caminho desejado, a fim de chegar ao seu destino. No entanto, eles não estavam satisfeitos em trazer esta filosofia somente aos sistemas da próxima geração e, assim, a mesma mecânica também será apresentada no Xbox 360 e PS3.
Em uma entrevista exclusiva com o site Examiner, o produtor da Techland Tymon Skektala falou sobre como Dying Light espera lidar exclusivamente com a exploração do mundo aberto em uma nova forma, sem restrições.
Examiner: Com Movimento Natural, que é a velocidade com a qual você pode se mover ao redor do mundo, o que o torna único e fluido?
Smektala: Mesmo que a velocidade e fluidez sejam claros benefícios de nosso sistema de movimento natural, o mais importante é a liberdade que ele proporciona. Em Dying Light você pode ir em quase todos os lugares, por isso, pela primeira vez em um jogo de primeira pessoa você não estará mais confinado aos corredores. Se você viu um edifício em um jogo tradicional você só poderia ir ao seu redor, às vezes você pode espiar dentro, e em casos raros, você pode realmente explorar o interior do prédio. Em Dying Light a maioria destas limitações foram removidas. Se você ver algo que parece estar ao alcance de suas mãos, você provavelmente poderá agarrá-lo. Por isso não há um conjunto de formas de viajar do ponto A ao ponto B, mas há centenas de caminhos possíveis. Você pode percorrer as ruas como uma pessoa normal, mas você também pode subir em telhados e correr sobre eles, você pode pular por cima de cercas, ou invadir edifícios em seu caminho para ver se alguém deixou alguma coisa que possa ser útil para a sobrevivência.
Examiner: Esse recurso foi possível por causa de consoles da próxima geração e isso poderia ter sido destaque na geração passada?
Smektala: O que torna as coisas interessantes é que era possível nas plataformas da geração passada, mas ninguém realmente fez isso - é por isso que tentamos trazer um gosto de "next-gen" para X360 e PS3, liberando o nosso jogo também para eles.
Dying Ligh será lançado em algum momento de 2014 para o Xbox One, Playstation 4, PC, Xbox 360 e PS3.
Fonte: Examiner.com